Blog

3 filmes de animação da Disney para quem quer mudar o mundo

Postado em 9 de novembro de 2021 - por codeBuddy

Seja você a pessoa que prefere assistir a séries, ou o cinéfilo que adora filmes, o fato é que as narrativas audiovisuais podem não só transformar a forma como vemos a vida e o universo, mas também podem despertar a vontade de mudá-los. Pensando nisso, e juntando o fato da Disney ser uma das maiores fábricas de sonhos, nós separamos 3 filmes de animação da Disney para quem quer mudar o mundo.

Essas três produções cinematográficas da Disney conseguem envolver pessoas de diferentes idades. São obras capazes de transformar não só a próxima geração, mas também de inspirar e mudar a forma como todas as gerações veem o presente e imaginam o futuro.

O cinema é uma arte transformadora que permite não só apresentar a realidade em seus mínimos detalhes, mas também nos possibilita imaginar e vislumbrar como seria o mundo que imaginamos. As animações, ficções científicas e filmes de fantasia são os principais gêneros quando o quesito é inventar e idealizar diferentes formas de ver o mundo.

Dito tudo isso, chegou a hora de descobrirmos quais são os 3 filmes da Disney que podem inspirar crianças e adultos! Preparados para mudar o mundo junto com as crianças?

1. Wall-E (2008)

Essa produção da Disney/Pixar pode até ser de 2008, mas anos depois ainda permanece super relevante. Ganhador do Oscar de Melhor Animação em 2009, trata-se de uma obra para todos os públicos e que nos faz questionar sobre “qual é o mundo em que queremos viver no futuro?”

Protagonizado por um dos robôs mais fofos da história do cinema, a história acontece em um futuro em que os humanos não habitam mais a Terra. A humanidade vive em uma nave gigante porque o planeta foi entulhado de lixo e teve sua atmosfera poluída com gases tóxicos.

Na trama, Wall-E é um robô que foi deixado para compactar o lixo existente no planeta. Ele é o último da sua geração graças ao autoconserto das suas peças. Certo dia chega ao planeta um novo modelo de robô, Eva, por quem Wall-E se apaixona. Juntos esses dois robôs super tecnológicos podem salvar a Terra e a humanidade.

Wall-E é uma narrativa que nos mostra como a robótica e a tecnologia podem ser utilizadas para o bem, com o intuito de cuidar do planeta. Além disso, é um filme que fala sobre sustentabilidade e nos mostra a importância de cuidar do meio ambiente.

2. Operação Big Hero (2014)

Lançado em 2014, “Operação Big Hero” é outra obra da Disney que, em 2015, também ganhou o Oscar de Melhor Animação. É um filme que aborda em sua trama a robótica, a programação e a importância do desenvolvimento da Inteligência Digital, principalmente para o uso cívico das tecnologias.

A história se passa na cidade futurista de San Fransokyo e foca na história de dois irmãos super inteligentes. Tadashi é o irmão mais velho e usa seus conhecimentos de tecnologia para o bem. Hiro é o irmão mais novo, um prodígio aos 13 anos, mas que usa seu conhecimento tecnológico para criar robôs para lutas clandestinas.

No decorrer da trama, Tadashi leva o irmão para conhecer o laboratório onde ele estuda e Hiro fica super interessado, juntando-se aos amigos do irmão e ao robô Baymax para salvar o mundo.

Operação Big Hero é um daqueles filmes da Disney que falam não apenas sobre tecnologia e a importância dos laços de amizade, mas também nos mostram como a educação é importante para transformar as pessoas e o mundo. Afinal, Hiro passa a usar a tecnologia a serviço do bem após diversos ensinamentos.

3. Divertida Mente

Outra obra da Disney/Pixar ganhadora do Oscar de Melhor Filme de Animação, desta vez em 2016, “Divertida Mente” é um filme completo, capaz de emocionar, divertir e inspirar mudanças.

Na trama deste filme da Disney, descobrimos que dentro do cérebro das pessoas convivem várias emoções diferentes. No cérebro da Riley, personagem de 11 anos que é a protagonista da animação, convivem a Alegria, a Tristeza, o Medo, a Raiva e o Nojinho. Essas emoções são lideradas pela Alegria, que se esforça para que a vida e lembranças da Riley sejam sempre felizes. Contudo, uma série de confusões acontece na sala de controle das emoções, fazendo com que elas entendam a importância de trabalhar em conjunto.

Divertida Mente é um filme emocionante e muito importante, pois aborda de forma lúdica o conceito de Inteligência Emocional. Já falamos disso em outro texto do nosso blog, mas, em resumo, ela é a capacidade de administrar os próprios sentimentos, compreender as emoções alheias e lidar com isso de forma saudável.

A Inteligência Emocional é um ponto super importante para quem quer mudar o mundo, já que, para isso, precisamos lidar com os nossos sentimentos e ter empatia para entender tudo que está ao redor.

Os filmes da Disney como inspiração e sinônimo de educação

Principalmente para as crianças, os filmes têm um poder educativo muito forte, pois conseguem abordar de forma mais lúdica temas que são super importantes na construção educativa e no estímulo de diferentes interesses. Dois dos filmes que falamos, por exemplo, abordam pontos importantes da Inteligência Digital e mostram como as tecnologias podem ser usadas a serviço do bem e com propósito social.

As narrativas audiovisuais e seus personagens têm forte potencial na hora de gerar identificação e estimular o desenvolvimento de soft skills para o futuro. As histórias da Disney, por exemplo, são tão boas na hora de gerar aprendizado que nós nos juntamos a essa empresa que cria e realiza sonhos para lançar uma série de projetos especiais. O primeiro deles foi o curso rápido Wayfinding: Reprogramando o Futuro, inspirado na história da personagem Moana.

O objetivo da codeBuddy é desmistificar o ensino de programação, trazendo os alunos e alunas para criar projetos reais e divertidos, mas ainda assim capazes de desenvolver a educação tecnológica e a Inteligência Digital.

Está na hora de as crianças darem o primeiro passo para reprogramar o futuro com a alfabetização digital! 🤖🧡

Curso Wayfinding: Reprogramando o Futuro | Projeto Especial Disney e codeBuddy

Compartilhe esse texto

< Blog >

Outros artigos

6 perguntas sobre ensino de tecnologia para crianças que ouvimos sempre

6 competências que ensinamos na codeBuddy sobre segurança na internet

6 competências importantes para segurança na internet

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

O que é metaverso e qual a sua relação com a educação infantil?

Cultura e tecnologia: entenda essa relação e sua importância para o futuro

3 brinquedos DIY recicláveis para fazer com o que você tem em casa

10 brinquedos do Walt Disney World para jovens e crianças ultra digitais

3 séries do Disney Plus para crianças e jovens que amam tecnologia