Blog

Dicas para ensinar seu filho a ter paciência

Postado em 3 de setembro de 2017 - por codeBuddy

É comum que pais e mães comentem que, quando crianças, o tempo demorava a passar e as coisas aconteciam lentamente. Naturalmente, isso dificulta um pouco o entendimento de como ensinar seu filho a ter paciência num mundo tão ágil.

Não vamos dizer que pais e mães tinham mais paciência – mas, por outro lado, não havia (ainda) como encurtar o caminho. Por isso, suas paciências eram colocadas à prova todos os dias, a todo instante.

Mas a verdade é que, direta ou indiretamente, a internet moldou um novo comportamento. Um que não está muito disposto a esperar por coisas que sabemos que podemos ter mais rápido.

Como, então, ensinar seu filho ou filha a ter paciência?

O imediatismo como consequência da modernidade

É impossível negar os benefícios que a tecnologia proporciona. Entretanto, ela fez com que a paciência diminuísse proporcionalmente ao aumento da comodidade.

Pensa comigo: o jantar é aquecido em apenas 30 segundos no micro-ondas; os desenhos estão no ar 24/7 na televisão. A internet nunca dorme, o jogo está a um console de distância. Esperar para quê, se podemos fazer o tempo “acelerar”?

O reflexo disso são crianças inquietas e impacientes, centralizadas no que conhecem. O que, potencialmente, pode torná-las adultos que não sabem enxergar as coisas que não estão dentro do seu padrão costume.

E definitivamente não é isso que queremos. Por isso, o objetivo deve ser conciliar o aproveitamento das facilidades da vida moderna e a convivência educada em sociedade.

Para que isso aconteça, é importante criar oportunidades para que, desde muito pequenas, as crianças possam exercitar a paciência.

Como ensinar seu filho a ter paciência?

como ensinar seu filho a ter paciência

Assim como a educação, a paciência começa em casa e é papel dos pais ajudarem seus filhos a saber esperar. Para isso, existem alguns passos importantes:

1- Seja um exemplo

A primeira dica serve, na verdade, para tudo quando o assunto é a educação dos filhos: seja um exemplo. Sim, uma atitude vale mais do que mil palavras, principalmente quando se quer ensinar algo às crianças.

É impossível cobrar paciência do filho se você não a tem. A ordem do dia, portanto, é vigiar o seu comportamento e mostrar às crianças, por meio de atitudes, que em certos momentos é preciso esperar.

2- Estabeleça prazos

Estabelecer prazos é essencial. Se seu filho quer muito um brinquedo ou jogo de videogame, faça com que ele espere até o aniversário (ou Dia das Crianças, ou Natal) para ganhá-lo. Monte um calendário especial e o ajude a contar quantos dias faltam para conseguir o que ele quer.

Aliás, você pode criar um calendário para marcar, além das datas especiais como os aniversários, datas para viagens ou algum passeio especial. Peça para que ele consulte o calendário da família todos os dias.

3- Engaje seu filho na rotina

Mostre aos seus filhos que o cotidiano é feito de rotina. Ao buscá-lo no colégio, por exemplo, passe com ele na farmácia e no mercado para comprar algo que faltou, entre outras coisas simples do dia a dia. Ao participar da rotina diária da família, ele começa a compreender que há hora e momento para tudo.

4- Estabeleça regras para as refeições

Na hora das refeições, comecem a comer apenas quando todos estiverem sentados à mesa e prontos. A mesma coisa para a sobremesa: só a sirva quando todos tiverem terminado. Você pode estabelecer, ainda, que todos saiam da mesa juntos após terminarem.

5- Diga a verdade

Quando seu filho quiser algo imediatamente e isso não for possível, não responda com “um minutinho” ou “é rapidinho”. Seja honesto.

Você pode dizer algo como “preciso terminar tal coisa, o que levará X minutos. Você vai precisar esperar, ok?” e não dê atenção se a birra começar.

Quando terminar o que está fazendo e for atendê-lo, apenas diga “Estou aqui. Vamos lá?”.

Uma ótima sugestão é escolher um dia da semana, preferencialmente quando a família estiver toda reunida, e chamar as crianças para cozinhar com vocês.

O preparo de uma refeição pode ensinar que há um processo de realização para tudo o que fazemos. De quebra, a diversão em família é garantida!

Embora não haja um manual de instruções para a criação dos filhos, é preciso que os pais tenham em mente que tipo de adulto eles querem que seus filhos se tornem.

Fazer o filho esperar por algo contribui para que ele crie um traço de personalidade que lhe será muito útil na vida adulta. Pense nisso e boa sorte! 😉

Compartilhe esse texto

Tags: ,

< Blog >

Outros artigos

6 competências que ensinamos na codeBuddy sobre segurança na internet

6 competências importantes para segurança na internet

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

O que é metaverso e qual a sua relação com a educação infantil?

Cultura e tecnologia: entenda essa relação e sua importância para o futuro

3 brinquedos DIY recicláveis para fazer com o que você tem em casa

10 brinquedos do Walt Disney World para jovens e crianças ultra digitais

3 séries do Disney Plus para crianças e jovens que amam tecnologia

5 jogos da Disney para crianças e jovens protagonistas