Blog

6 filmes geek obrigatórios para fãs do mundo nerd

Postado em 21 de maio de 2021 - por codeBuddy

Os filmes geek não são uma categoria específica de obras audiovisuais, mas representam bem a cultura pop – no sentido de popular – que faz sucesso em todo o mundo. 

Seria impossível falar de todas as produções cinematográficas que são adoradas pelos fãs do mundo nerd, então separamos 6 filmes obrigatórios para crianças, adolescentes e adultos geek.

O audiovisual hoje está presente diariamente, não só na televisão, mas também nas plataformas de streaming, canais de vídeo como o YouTube, nas redes sociais e até na forma como nos comunicamos por videochamadas, principalmente após o início da necessidade do isolamento social a partir de 2020.

Para os geeks, essa relação com os vídeos não poderia ser diferente, seja para os Tech Geek, os Cult Geek ou os Game Geeks – que já explicamos por aqui em outra notícia. Para a cultura nerd, o audiovisual está diretamente ligado ao interesse pelas tecnologias, a forma como consomem conteúdo e ao meio utilizado para criar e usar os games.

Para entender em números a importância de filmes e séries na rotina desse grupo, 94% do público geek brasileiro tem alguma assinatura de serviço de streaming, seja Netflix, Amazon Prime, HBO Go ou outros. Esse dado foi levantado pela Omelete Company em parceria com a MindMiners, através da pesquisa Geek Power 2020.

Outra informação que essa pesquisa trouxe foram os três principais gêneros de filmes assistidos por esse público:

  • 54% assistem ficção científica;
  • 35,6% assistem fantasia;
  • 35% assistem aventura.

Agora, vamos a nossa lista de filmes geek para crianças e adolescentes fãs do mundo nerd. Lembrando que é sempre importante olhar a classificação indicativa dos filmes, para ver qual a faixa etária recomendada para cada obra audiovisual.

Ah, nesta listagem nós deixamos de lado os filmes de super-heróis, que são muitos, para mais para frente fazermos uma seleção cinematográfica só com eles.

Anota essas dicas porque é uma ótima forma de passar o tempo em família. Prepare a pipoca e boa sessão! 🍿

1) O Guia do Mochileiro das Galáxias

Um dos filmes mais falados da filmografia geek, O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma produção de 2005 estrelada por Martin Freeman, protagonista de O Hobbit

A obra é a adaptação cinematográfica de uma história de ficção científica espacial que começou como uma série de rádio na BBC em 1978 e que, posteriormente, se tornou uma série de livros e de televisão com o mesmo nome.

Na trama dessa aventura cósmica, Arthur Dent (Martin Freeman) é um homem normal que descobre que seu melhor amigo é um extraterrestre e que a Terra será destruída para a construção de uma autoestrada espacial. Sem ter o que fazer, ele embarca em uma espaçonave para descobrir o universo.

De acordo com o site Deadline, a história vai ganhar uma nova versão seriada, que está sendo produzida pelo serviço de streaming Hulu, que faz parte da Disney.

2) Os Caça-Fantasmas

Trazendo no enredo fantasia, ficção científica e tecnologias, Os Caça-Fantasmas é outro filme obrigatório para os geeks. A produção original de 1984 conta a história de três cientistas que se dedicam a casos paranormais. Juntos, após serem demitidos da Universidade, eles criam o serviço de remoção de fantasmas Ghostbusters.

A história é tão conhecida que teve uma continuação em 1989, Os Caça-Fantasmas 2, e ainda teve uma versão adaptada em 2016 com um elenco feminino protagonizando a trama.

O filme original de 1984 vai ganhar uma continuação tardia, Ghostbusters – Mais Além, com previsão de lançamento para 11 de novembro de 2021. Deixamos o trailer aqui em cima para você assistir!

3) De Volta para o Futuro

Trilogia de filmes clássica entre os fãs da cultura Geek, De Volta para o Futuro é uma história que mistura diversos interesses do público nerd. 

Nessa ficção científica que traz a viagem no tempo como mote principal, um jovem aciona acidentalmente a máquina do tempo criada por um cientista do passado, fazendo ele retornar aos anos 50.

Já imaginou poder viajar no tempo e conhecer outras épocas? 🤩

4) Os Goonies

Ainda falando em clássicos, Os Goonies é um filme da década de 80, com roteiro de Steven Spielberg. 

Diferente das dicas anteriores, esse filme não traz muitos assuntos tecnológicos, nem se passa no espaço. Contudo, é um filme de aventura que aborda a curiosidade de um grupo de crianças em explorar um mapa do tesouro.

O ímpeto de curiosidade e espírito de explorador dos geeks são bem representados nessa trama!

5) Harry Potter

Trazendo a fantasia à vida, Harry Potter é uma saga de filmes que agrada vários públicos e que é mundialmente adorada. 

Dentro da cultura geek, isso não é diferente. Uma grande parcela do público nerd é aficionado pela história escrita por J.K. Rowling. Os adoradores fervorosos dessa saga mágica possuem até um nome: potterheads.

A saga ao todo possui sete livros e oito filmes, isso sem contar as obras escritas e audiovisuais paralelas à trama principal. Sem dúvida alguma, a história é um mergulho numa realidade paralela cheia de magia e ensinamentos importantes.

6) Jogador Nº1

Uma das produções mais recentes que despertou um forte interesse na comunidade geek foi o filme Jogador Nº1, dirigido por Steven Spielberg. A obra cinematográfica de 2018 se passa em um futuro distópico, em 2044, em que a humanidade vive imersa na realidade virtual de um jogo.

Mais do que a trama, o principal fator que criou o interesse do público geek nessa produção foi a quantidade de easter eggs que existem na obra. Easter eggs, no audiovisual, são elementos dentro de um filme que fazem menção a outro filme ou história. Para além do cinema, easter egg representa quaisquer elementos escondidos em jogos, sites, vídeos e softwares.

Inclusive, um dos easter eggs que existem em Player One, título original do filme, faz menção a outra obra desta lista: o longa-metragem “De Volta para o Futuro”. Será que você consegue encontrar? 🤔

Filmes geek inspiram e contribuem para a educação de crianças e jovens

Filmes geek e a importância do audiovisual na educação

E aí, gostou da lista de filmes geek? Se você conhece a cultura geek mais a fundo, deve ter sentido falta de vários filmes, como: As Crônicas de Nárnia, Star Wars, Star Trek… E muitos outros. Seria impossível contemplar todas as obras, então fizemos aqui uma lista com recorte mais infanto-juvenil.

Independente de ser considerado um filme geek, o fato é que o audiovisual é uma importante plataforma de ensino e educação. Vídeos tornam o aprendizado mais lúdico e costumam ser mais utilizados em metodologias de ensino gamificadas.

Saber entender criticamente e dosar o consumo audiovisual é um fator importante no desenvolvimento da Inteligência Digital – ensinamentos que valorizamos aqui na codeBuddy. Saiba mais sobre nossa aula experimental gratuita de tecnologia para jovens.

Oferecer uma educação digital saudável para crianças e adolescentes é a nossa vontade e, principalmente, nossa missão!

Banner curso Start to Code

Compartilhe esse texto

< Blog >

Outros artigos

6 competências que ensinamos na codeBuddy sobre segurança na internet

6 competências importantes para segurança na internet

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

O que é metaverso e qual a sua relação com a educação infantil?

Cultura e tecnologia: entenda essa relação e sua importância para o futuro

3 brinquedos DIY recicláveis para fazer com o que você tem em casa

10 brinquedos do Walt Disney World para jovens e crianças ultra digitais

3 séries do Disney Plus para crianças e jovens que amam tecnologia

5 jogos da Disney para crianças e jovens protagonistas