Blog

Por que seu filho gosta tanto dos YouTubers?

Postado em 6 de setembro de 2018 - por codeBuddy

A transição da televisão para o notebook e celular é natural. Especialmente ao considerarmos que os jovens de hoje em dia já nasceram conectados nas redes sociais. Mas você ainda se pergunta por que seu filho gosta tanto dos YouTubers?

Bom, para falarmos disso precisamos primeiro entender que o grande diferencial das novas mídias sociais é justamente a interatividade. E imagina só seu filho podendo ficar próximo e interagir livremente com o YouTuber que ele gosta tanto?

Se coloque no lugar dele por um minuto. Escolha alguém famoso que você adora. Agora, imagine que a comunicação com essa pessoa realmente está a um comentário de distância.

O motivo pelo qual seu filho gosta tanto dos YouTubers

Seja para assistir longos vídeos a respeito de games, para rir de besteiras ou para ver os famosos vídeos de “unboxing”, fato é que as crianças e jovens não saem da frente do YouTube.

Como já dito, um dos maiores causadores dessa atração é a interatividade. Os youtubers, diferente dos apresentadores de canais tradicionais, preocupam-se em responder os comentários, fazem enquetes em tempo real e possibilitam uma relação mais íntima com seu público.

Além disso, outro fator é essencial: hoje em dia, muitos youtubers são da faixa etária dos jovens que assistem aos seus canais. Não é preciso, portanto, que os youtubers tenham que adaptar a sua linguagem e conteúdo ao dos jovens.

Na verdade eles já partilham dos mesmos universos, jogam os mesmos jogos, ouvem as mesmas músicas etc. Em resumo, eles estão no mesmo grupo.

Acrescente o fato dos youtubers também serem formadores de opinião e, por isso, serem de fato influenciadores.

criança no youtube

O youtuber é uma má influência para meu filho?

Os canais de youtubers possuem temas muito diversos, e que podem ou não se identificar com a educação que você, pai, está dando. Por isso, seguir os canais que seus filhos seguem no YouTube é uma atitude essencial para responder essa pergunta.

Vale ficar atento que, enquanto influenciadores, eles ajudam a moldar comportamentos e gostos dos jovens. Uma das youtubers mais famosas do Brasil é Jout Jout, com um de seus vídeos tendo mais de 900 mil visualizações e 1200 comentários. Ela já viajou para os EUA, publicou livros e dá palestras, tudo baseado em sua carreira como youtuber.

O público majoritário de Jout Jout é de garotas de 16 a 30 anos. No entanto, a própria youtuber já afirmou receber cartas de adolescentes na faixa dos 14 anos.

Seus vídeos abordam diversos temas, mas um dos mais frequentes é “relacionamentos abusivos”. É interessante perceber que jovens de 14 e 16 anos estão se comunicando online a respeito desse tema de extrema importância. É, portanto, uma influência positiva.

No final das contas, o mais importante é você se inteirar das principais tendências para melhorar a relação com seus filhos. Você está pronto para esta conversa?

e-book youtube na infância

Compartilhe esse texto

Tags: , ,

< Blog >

Outros artigos

6 perguntas sobre ensino de tecnologia para crianças que ouvimos sempre

6 competências que ensinamos na codeBuddy sobre segurança na internet

6 competências importantes para segurança na internet

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

O que é metaverso e qual a sua relação com a educação infantil?

Cultura e tecnologia: entenda essa relação e sua importância para o futuro

3 brinquedos DIY recicláveis para fazer com o que você tem em casa

10 brinquedos do Walt Disney World para jovens e crianças ultra digitais

3 séries do Disney Plus para crianças e jovens que amam tecnologia