Blog

Tecnologia e Meio Ambiente: conheça 5 soluções tecnológicas para ajudar o planeta

Postado em 4 de junho de 2021 - por codeBuddy

Se pensarmos que cada pessoa tem no mínimo um desejo, poderíamos dizer que o planeta Terra tem ao redor do globo mais de 7,8 bilhões de sonhos a serem realizados, sem contar os que ainda estão por vir. É muita coisa, né? Independentemente de quais sejam essas aspirações, todos deveríamos considerar ter um objetivo em comum: a sustentabilidade.

A sustentabilidade tem diversas frentes de atuação, que vamos abordar melhor abaixo, mas, em resumo, ela leva em conta fatores sociais, ambientais e econômicos. Pensando na importância do uso cívico da tecnologia e no Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho, nós aqui da codeBuddy decidimos falar sobre tecnologia e meio ambiente.

Neste artigo você vai:

– Entender melhor o que é a sustentabilidade;

– Conhecer 5 soluções tecnológicas para ajudar o planeta;

– Descobrir como o ensino de tecnologia pode ajudar o meio ambiente.

O que é sustentabilidade? E qual sua relação com a tecnologia e o meio ambiente?

Em 2020, a população da Terra ultrapassou a marca de 7,8 bilhões de habitantes. Se considerarmos que o planeta tem 510 milhões de km², sendo que só 116 milhões de quilômetros quadrados são habitáveis – retirando a parte do planeta coberta por água e regiões inabitáveis como Ártico, Antártica e desertos –, poderíamos dizer que cada pessoa seria responsável por cuidar de cerca de 16 mil m² do planeta Terra. Isso representa menos do que 2 campos de futebol.

Mas… O que precisaríamos considerar na hora de cuidar da sustentabilidade dos nossos 16 mil metros quadrados do planeta terrestre? De acordo com a ONU, em definição durante a Cúpula Mundial de sobre o Desenvolvimento Sustentável em 2010, na cidade de Joanesburgo, são três os pilares que compõem o desenvolvimento sustentável:

1. Proteção Ambiental: que leva em consideração todos os recursos naturais do planeta e a forma como eles são utilizados pelas pessoas, comunidades e empresas;

2. Desenvolvimento Social: avaliar as pessoas e as suas condições de vida;

3. Desenvolvimento Econômico: relacionado à gestão adequada dos recursos naturais para uma produção, distribuição e utilização equilibrada das riquezas produzidas pelo homem.

Não podemos olhar para esses pilares isoladamente, afinal, um depende do outro. Por exemplo, é preciso entender que a proteção ambiental traz desenvolvimento social e econômico. A ONU, inclusive, lançou 17 objetivos globais para o desenvolvimento sustentável a serem cumpridos até 2030. Dá uma conferida abaixo:

É aqui que entra a relação tecnologia e meio ambiente. Hoje, considerando os problemas ambientais que a Terra apresenta devido à exploração humana, a tecnologia se levanta como uma das principais frentes para ajudar na resolução dessas questões. O que não inibe a importância da conscientização e das ações individuais, obviamente.

Para além das fontes ecológicas de energia – painéis solares, energia eólica e biocombustíveis –, a tecnologia tem ajudado, e pode ajudar cada vez mais, o meio ambiente. Confira abaixo a lista de soluções tecnológicas que preparamos!

5 soluções tecnológicas para ajudar o planeta e o meio ambiente

1. Tecnologias para ajudar na escassez de água

A Terra é coberta por 70% de água, mas a humanidade enfrenta uma possível crise hídrica. Diante desse cenário, uma série de tecnologias em operação e em desenvolvimento visa combater a possível escassez global de água. As principais levam em consideração o seguinte:

– Geradores que transformam a umidade do ar em água limpa por meio da condensação;

– Tecnologias que transformam a água do mar em potável por meio da dessalinização;

– Tecnologias para captação e purificação da água da chuva, que podem ser usadas em arquiteturas de casas autossuficientes de água;

– Aplicativos para ajudar no consumo equilibrado de água, como o app Água Consciente.

2. Tecnologias para ajudar na limpeza dos oceanos

A poluição dos oceanos, principalmente por plásticos, é um dos grandes problemas mundiais, e também intensifica a crise hídrica. Dois exemplos de como a tecnologia pode ajudar nessa questão são:

– Uma parceria entre a UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e o Google, que estão usando machine learning – o aprendizado que as máquinas e dispositivos tecnológicos podem ter – para mapear locais poluídos e levantar dados para facilitar o combate à poluição. Veja o vídeo abaixo para entender melhor o projeto.

– Outro projeto é uma estação flutuante de limpeza dos oceanos criada pela arquiteta eslovaca Lenka Petráková. O projeto premiado ainda é um protótipo, mas pode ser uma tecnologia viável em breve.

3. Tecnologias para ajudar na reciclagem de plástico

O plástico é uma substância muito utilizada no dia a dia, mas não é biodegradável, ou seja, demora anos para se decompor. Além de estratégias já disseminadas para evitar e substituir o uso de itens feitos de plástico, como os canudos, algumas tecnologias interessantes estão dando novas propostas para sua reciclagem.

No Quênia, uma startup desenvolveu uma tecnologia que transforma plástico em tijolos, que chegam a ser duas vezes mais resistentes que concreto 😮 Uma tecnologia que pode ser usada em qualquer lugar do mundo. Confira abaixo!

Outro exemplo é uma ciclovia no México que foi completamente construída utilizando plástico reciclado. Veja que incrível!

4. Tecnologias para ajudar na poluição do ar

Além das energias com zero ou baixa emissão de CO2, como a energia eólica e os biocombustíveis, outras tecnologias estão sendo desenvolvidas para atuar na poluição do ar. 

Hoje em dia já é possível usar aplicativos para ver, com ajuda do GPS, a qualidade do ar da região, como o app Qualidade do Ar. Sendo assim, os usuários desses aplicativos, tendo essas informações em mãos, podem evitar transitar por regiões que costumam ter uma qualidade de ar ruim em horários específicos e podem verificar quais atividades não são recomendadas de se fazer, dependendo do nível de poluição!

Outro ponto são as soluções de purificação de ar portáteis, para usar em casa, que ficaram mais hi-tech 🤩 A LG, por exemplo, lançou um purificador que promete eliminar do ambiente vírus, bactérias, alergênicos, diversos tamanhos de poeira, odores, fumaça e gases.

A tecnologia ainda é pouco acessível em termos econômicos e está custando cerca de 6 mil reais, mas futuramente pode ser comum encontrar nas casas esses purificadores mais avançados.

Purificador de ar da LG.

5. A tecnologia dos drones para ajudar no desmatamento e contenção de queimadas

Somando-se aos biólogos de campo e aos satélites espaciais de análise, os drones hoje possuem tecnologia suficiente para ajudar no equilíbrio ecológico. Eles podem atuar na prevenção de incêndios e na contenção do desmatamento, com a fiscalização da exploração madeireira.

De acordo com entrevista de Marco Aurélio Nalon, pesquisador do Instituto Florestal (IF) de São Paulo, “Tecnologias para imageamento de espécies de árvores e outras plantas e aferição do volume de vegetação, entre elas radares laser e sensores infravermelhos, já existem há algum tempo. A inovação é ter esses sistemas embarcados em um drone, que pode voar perto do topo das florestas e pairar no ar”.

Entenda melhor assistindo o vídeo abaixo:

O ensino de tecnologia e a relação com o meio ambiente

Gostou das tecnologias que você viu? Se você conseguisse realizar um projeto tecnológico que pudesse beneficiar o meio ambiente, o que você gostaria de melhorar?

Essa pergunta pode parecer utópica, mas não para nós aqui da codeBuddy. Um dos pilares da Inteligência Digital proposta pelo DQ Institute, instituto de referência global, é o uso cívico da tecnologia. Nós aplicamos isso em nossa metodologia e sempre incentivamos os nossos alunos e alunas a realizarem projetos com impacto positivo na sociedade, meio ambiente e economia.
Agende uma aula experimental e conheça como é o ensino de tecnologia para crianças e adolescentes!

Banner curso regular codeBuddy | Presente de dia das mães

Compartilhe esse texto

< Blog >

Outros artigos

6 perguntas sobre ensino de tecnologia para crianças que ouvimos sempre

6 competências que ensinamos na codeBuddy sobre segurança na internet

6 competências importantes para segurança na internet

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

4 coisas que você precisa saber sobre a Educação 4.0

O que é metaverso e qual a sua relação com a educação infantil?

Cultura e tecnologia: entenda essa relação e sua importância para o futuro

3 brinquedos DIY recicláveis para fazer com o que você tem em casa

10 brinquedos do Walt Disney World para jovens e crianças ultra digitais

3 séries do Disney Plus para crianças e jovens que amam tecnologia